quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

COOPER O QUE É E SEUS BENEFICIOS

No Brasil, cooper é o nome que se dá à atividade física conhecida em inglês e em Portugal como jogging, bastante difundida nos anos 70 e 80, defendida pelo médico americano Kenneth Cooper como importante para a saúde.

Esta prática consiste em trotar ou correr num ritmo pouco exagerado, cuja meta é a de aumentar a condição física com menos desgaste ao corpo do que a corrida.

"Se as pessoas não conseguem encontrar tempo para fazer alguma atividade física, que achem tempo para ficar doentes" Kenneth Cooper.

"Não é preciso correr, basta caminhar", observa Cooper.
Quem fizer isso estará deixando a condição de sedentário.
Desde 1995, a Organização Mundial de Saúde considera o sedentarismo um fator de risco para a saúde.
Segundo estudos do professor Steven Blair, do Instituto Cooper, ele pode ser uma ameaça maior à saúde do que o colesterol alto, a obesidade, a hipertensão ou o tabagismo.
Calcula-se que apenas 10% da população mundial pratique exercício regularmente.
Isso significa que no Brasil 144 milhões de pessoas não se mexem.
Fazer essas pessoas praticar esporte regularmente é uma missão impossível, mas fazê-las movimentar-se um pouco, nem tanto.
"O que se pede é que as pessoas façam exercícios que elevem a pulsação a 50% da freqüência cardíaca máxima por trinta minutos, cinco vezes por semana", diz o médico Victor Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.

(Para descobrir a freqüência cardíaca máxima existe uma fórmula simples. Basta subtrair de 220 a idade. Exemplo: a freqüência cardíaca máxima de uma pessoa de 40 anos é 180 batidas por minuto.)

Qualidade de vida – Quem se propõe a fazer esse tipo de atividade não está em busca de desempenho atlético.
Não busca também perder peso ou tornear os músculos, objetivos que nortearam a prática dos exercícios físicos desde sua popularização, em meados dos anos 50.
A proposta mais recente é desenvolver uma atividade que garanta melhor qualidade de vida, com benefícios para o sistema cardiovascular e o metabolismo.
Isso é bem mais simples do que se tornar um atleta doméstico.
"Pegar pesado na academia é um fator de desestímulo para os iniciantes porque a pessoa termina a sessão de ginástica cansada e sem vontade de voltar no dia seguinte", afirma Matsudo.
Calcula-se que 5% dos que se matriculam numa academia desistem antes da primeira aula, e metade abandona as sessões antes de completar seis meses.
Outra estimativa revela que mais da metade dos que saem para correr nos parques abandonam a atividade no inverno.
Manter a regularidade é um dos maiores empecilhos ao trabalho físico.
Mas quando a intensidade é menor a chance de persistir é maior, indicam as pesquisas.
Por ser de baixo risco, o exercício moderado não requer exame médico prévio nem calçado ou roupa específicos.
Até mesmo a falta de tempo não é desculpa para fugir da raia.
Os especialistas admitem que o resultado de andar trinta minutos sem parar é equivalente a duas caminhadas de quinze minutos ou a três de dez.
São boas notícias para quem sempre acreditou que o exercício traz benefícios à saúde, mas nunca conseguiu manter uma atividade permanente.
Está mais fácil ficar em forma.


Fontes. wikipedia.com.br, www.saudenarede.com.br, www.nutrociencia.com.br, sentirbem.uol.com.br , www.saudecomaventura.com.br, epoca.globo.com/edic/19990215/ciencia1.htm


2 comentários: